Junta de Freguesia de Criação Velha

História

Elevada a freguesia em novembro de 1799, a Criação Velha ocupa uma área aproximada de 16,39 quilómetros quadrados, confrontando a norte com a Madalena e a sul com a da Candelária.

Apesar da Criação Velha ter sido instituída, oficialmente, apenas no século XVIII, certo é que esta remota povoação já existia há mais de duzentos anos, como o próprio topónimo aponta. Supõe-se que a explicação da sua designação tenha origem na "criação" que seria de gados, por naquela zona existirem pastagens ou "terras de mato" conhecidas, no passado, por "criações", "velha" pela sua antiguidade pressupondo uma longa existência.

A excelência das suas terras fez com que parte considerável da população se dedicasse a atividades como a pecuária, a agricultura e a vitivinicultura. Embora, tal como nas restantes freguesias do concelho surja também o desenvolvimento de atividades nos sectores do comércio e serviços.

Esta freguesia apresenta uma grande dinâmica que se desenrola, principalmente, no polivalente da Casa do Povo, apoiando o desenvolvimento de atividades culturais, desportivas e de lazer, destacando a criação do grupo folclórico, em 1992.

Possuindo das mais belas paisagens do mundo, é orgulho desta freguesia a moldura basáltica, que enquadra os vinhedos da ilha do Pico, paisagem protegida classificada como património mundial da UNESCO.

A Gruta das Torres, com cerca de 5 Km é também considerada uma grande atração turística.

Do património histórico, religioso e cultural destaca-se a igreja matriz construída no século XVIII, tendo como padroeira Nossa Senhora das Dores, a ermida de Nossa Senhora do Rosário, o Império do Espírito Santo e o Moinho do Frade, integrado na zona dos vinhedos do Verdelho.

© 2021 Junta de Freguesia de Criação Velha. Todos os direitos reservados | Termos e Condições

• GESAutarquia